homiziar - meaning and definition. What is homiziar
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is homiziar - definition

Homiziar; Asilos; Casa de repouso

Homiziar         
v. t.
Indispor.
Intrigar, (p. us. nestes sentidos).
Dar guarida a.
Acceitar.
Esconder à acção da justiça.
Esconder; encobrir.
(De homizio)
homiziar         
(homizio+ar2) vtd
1 Dar guarida a. vtd
2 Esconder à ação da justiça. vtd
3 p us Intrigar. vpr
4 Fugir à justiça.
Asilo         
m.
Lugar inviolável, em que antigamente se buscava refúgio.
Abrigo.
Protecção.
Retiro.
Estabelecimento de caridade, para educar crianças pobres ou recolher vadios, inválidos, etc.
(Lat. asilum)

Wikipedia

Asilo

Asilo é um estabelecimento para abrigo, sustento ou educação de pessoas com dificuldades de se manter, como dependentes químicos, idosos ou órfãos. Os asilos para idosos também podem ser designados por outros nomes, como casa de repouso, clínica geriátrica e ancionato. No Brasil, o asilo é formalmente conhecido como instituição de longa permanência de idosos (ILPI).

No Ocidente, a história dos asilos está, em suas origens, ligada ao cristianismo. Há registros, por exemplo, de que um dos primeiros asilos foi fundado pelo papa Pelágio, que transformara sua casa em um hospital para idosos. Já no Brasil Colônia, havia os asilos de mendicidade, que abrigavam velhos, doentes mentais, crianças etc. O primeiro exemplo de abrigo para idosos foi a Casa dos Inválidos, fundada no Rio de Janeiro em 1794, não por caridade, mas sim para abrigar soldados de idade avançada. Posteriormente, fundou-se o Abrigo São Luís para Velhice Desamparada, em 1890.

Tradicionalmente, asilos eram um exemplo das assim chamadas instituições totais, embora esse modelo seja considerado ultrapassado.

Na Suécia, havia casas dos pobres (fattighus) nas zonas rurais, organizadas localmente e reguladas pelas leis provinciais medievais no séc. XII. Com a chegada do cristianismo, foram criadas igualmente casas dos pobres nas cidades, por volta de 1300, subsidiadas pelo imposto eclesiástico (tionde) pago à Igreja. Com a introdução do protestantismo, por volta de 1500, a assistência aos pobres passou a ser tarefa do estado.